YOGA



Célia Carvalho
A Profa. Célia Carvalho é dançarina e coreógrafa, certificada pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro e também instrutora de Yoga formada pelo Instituto Myriam Both e registrada na ABPY.
Entre seus cursos estão Yoga para gestantes, crianças e para 3ª idade. Recentemente vem ministrando aulas de Yoga  em Centros Sociais da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Viveu recentemente por 6 meses, em Kerala, na Índia, praticando Yoga e estudando vários estilos de dança que vem aplicando no seu grupo Kumpânia Bartalê.

                                                              Yoga
                      turmas abertas para 2014


                       seg/qui:  19 às 20h

maiores informações:  94715387 
                                       88477073

email: essenciaintegral.celia@gmail.com

            OM GAM GANAPATAYEI NAMAHA
        
                      
                                   

                                   








                                                Ivanilde Pereira

professora de Yoga Sukshima




                                               e Parvana Muktasana
turmas abertas para 2014
terças e quintas
14 às 15h
15 às 16h
16 às 17h                            
               
Contato:essenciaintegral.ivanilde@gmail.com
tel: 94360931
      73242470

                      YOGA SUKSHIMA

                             Uma maneira diferente de




praticar yoga, buscando
resgatar a prática como
ela era feita na Índia
antiga.
       Respirar, sentir e mover. Estas são as




chaves para a prática do  Yoga em
sua modalidade mais sutil.
O Sukshima Yoga é assim
conhecido por ser dedicado aos aspectos
mais sutis e e espirituais da prática. Nessa
abordagem os movimentos são lentos e
coordenados com a respiração. Essa
coordenação proporciona um gradual e
constante aumento do fluxo de energia,
através de liberação das capas mais densas
de energia em nosso campo energético.
Aumenta-se a intensidade e ordem
energética desde os dedos dos pés até o
topo da cabeça de uma forma sistemática e
não violenta. 
Com o passar do tempo, a tradição foi
se perdendo, ficando apenas a expressão
mais grosseira ou exotérica da prática,
baseada nos asanas (pos turas) e
pranayamas (exercícios respiratórios).
A prática do aspecto mais sutil, o
Sukshima  Yoga, tem como propósito
desenvolver o Ser do nível mais grosseiro ao
mais sutil. Esse processo se desenvolve em
três níveis: aumento da percepção física;
aumento da percepção energética; aumento
da percepção emocional.
Apesar de utilizar o corpo, a prática é
essencialmente espiritual.
Ao t ra b a l h a r  o aumento d a
a u t o p e r c e p ç ã o , e s t i m u l a - s e o
desenvolvimento do autoconhecimento.

  ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~                            PARVANA MUKTASANA
Parvana Muktasana é uma técnica elaborada por Swami Satyananda, grande mestre tântrico que foi discípulo de Swami Sivananda. Ela foi feita com o intuito de ajudar pessoas com deficiências físicas, permanentes ou temporárias, e idosos.É constituida por movimentos simples e de fácil execução. Em grande parte de sua execução, a pessoa realizará os movimentos na posição deitada ou sentada, podendo utilizar-se das mãos ou de quaisquer outras ajudas, no caso de incapacidade de fazer certos movimentos.
Podemos dizer que Parvana Muktásana é uma técnica de reeducação motora e respiratória que faz além disso, um trabalho de desbloqueio, limpeza e redistribuição de energia por todo o corpo. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que é yoga? (Por Paramahansa Yogananda)

 Muitos de nós estamos acostumados a olhar para fora de nós mesmos para o cumprimento. Estamos vivendo em um mundo que nos condiciona a acreditar que realizações exteriores pode dar-nos o que queremos. Mais uma vez e outra vez as nossas experiências nos mostram que nada externo pode cumprir plenamente o anseio profundo dentro de "algo mais".


Na maioria das vezes, no entanto, nos encontramos lutando em direção ao que parece sempre estar um pouco além do nosso alcance. Nós somos apanhados em fazer ao invés de ser, em ação, em vez de consciência. É difícil para nós imaginar um estado de calma completa e de repouso em que pensamentos e sentimentos deixam de dançar em movimento perpétuo. No entanto, é através de tal estado de quietude que podemos tocar um nível de alegria e compreensão impossível de alcançar de outra forma.


É dito na Bíblia: ". Aquietai e sabei que eu sou Deus" Nestas poucas palavras está a chave para a ciência do Yoga.  Essa antiga ciência espiritual oferece um meio direto de acalmar a turbulência natural de pensamentos e inquietação do corpo que nos impedem de saber o que realmente somos.


Normalmente nossa consciência e as energias são dirigidas para fora, para as coisas deste mundo, o que percebemos através dos instrumentos limitados de nossos cinco sentidos.  Porque a razão humana tem que confiar na parcial e muitas vezes enganosa dados fornecidos pelos sentidos físicos, temos de aprender a tocar níveis mais profundos e mais sutis de consciência, se quisermos resolver os enigmas da vida - Quem sou eu?  Por que estou aqui? Como eu percebo a Verdade?


Yoga é um processo simples de reverter o fluxo normal externa de energia e consciência para que a mente se torna um centro dinâmico da percepção direta não dependente dos sentidos falíveis, mas capazes de realmente experimentar a Verdade.


  Ao praticar os métodos passo-a-passo do Yoga tomando nada como garantido, por razões emocionais ou por meio da fé cega que passamos a conhecer a nossa unidade com a Inteligência Infinita, Poder e Alegria que dá vida a todos e que é a essência de nossa própria essencia.


Nos séculos passados ​​muitas das técnicas superiores de Yoga foram pouco compreendidas ou praticadas, devido ao conhecimento limitado da humanidade das forças que executa o universo. Mas a investigação científica hoje está mudando rapidamente a forma como vemos a nós mesmos e ao mundo.. A concepção materialista da vida tradicional desapareceu com a descoberta de que matéria e energia são essencialmente um: cada substância existente pode ser reduzida a um padrão ou forma de energia, que interage e se interliga com outras formas. Alguns dos físicos mais famosos de hoje deram um passo adiante, identificando a consciência como a base fundamental de todo ser. Assim, a ciência moderna está confirmando os antigos princípios do Yoga, que proclamam que a unidade permeia o universo.


. A própria palavra yoga significa "união": da consciência individual, ou alma, com a Consciência Universal ou Espírito. Embora muitas pessoas pensam em yoga apenas como exercícios físicos - os asanas ou posturas que ganharam popularidade nas últimas décadas - estes são realmente apenas o aspecto mais superficial desta ciência profunda do desdobramento do potencial infinito da mente e da alma humana.


Vários são os caminhos de Yoga que levam em direção a esse objetivo, cada um deles um ramo especializado de um sistema abrangente:


Hatha Yoga — Um sistema de posturas físicas ou asanas, cujo propósito maior é para purificar o corpo, dando um conhecimento e controle sobre seus estados internos e tornando-o apto para a meditação.


Karma Yoga — Serviço desinteressado aos outros como parte de uma missão maior ,Self, sem apego aos resultados; e o desempenho de todas as ações com a consciência de Deus como o Doar.


Mantra Yoga — Centrar a consciência dentro através de japa, ou a repetição de certos sons universais- raiz da palavra-sons que representam um aspecto particular do Espírito.


Bhakti Yoga — Devoção de todos . Entregar -se se esforçando para ver e amar a divindade em cada criatura e em tudo, mantendo assim uma adoração incessante.


Jnana (Gyana) Yoga — O caminho da sabedoria, que enfatiza a aplicação da inteligência discriminativa para alcançar a libertação espiritual.


Raja Yoga — O real ou o mais elevado caminho da Yoga, imortalizada por Bhagavan Krishna no Bhagavad Gita e formalmente sistematizados no século II aC por Patanjali o sábio indiano , que combina a essência de todos os outros caminhos.


  No coração do sistema de Raja Yoga, equilibrando e unificando as diferentes soluções, é a prática de definitiva, os métodos científicos de meditação que nos permitem perceber, desde o início dos nossos esforços, vislumbres do objetivo final - a união consciente com o inesgotavelmente Espírito bem-aventurado.


Fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.yogananda-srf.org/lessons/technqs.html&ei=cJ4TT_fjC8nYgAeChOXlAw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&sqi=2&ved=0CDMQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Do%2Bque%2B%25C3%25A9%2Byoga%2Bpara%2Bparamahansayogananda%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D807%26bih%3D442%26prmd%3Dimvns