AYURVEDA


Rita do Sacramento:        

 


 

 






Terapeuta ayurvédica formada pela ABRA (Associação Brasileira de Ayurveda) ,trabalha há 15 anos com terapias energéticas e vibracionais.
contatos: (21)88269524
 


lakshimi
MASSOTERAPIA AYURVÉDICA

O Ayurveda, é um sistema médico-filosófico, nascido na Índia, há milhares de anos. Etimológicamente, Ayur = Vida, e Veda = conhecimento; Ayurveda é a ciência do Autoconhecimento, ou a  ciência da Autocura.
Em sua abordagem terapêutica, o Ayurveda utiliza plantas medicinais, Yoga, meditação, gemoterapia, cirurgia, psicologia, dieta e massagem com óleos medicinais.
A massoterapia Ayurvédica, é ,provavelmente, a mais antiga massagem da história da humanidade. Exercícios respiratórios são feitos durante a massagem,tanto pelo terapeuta,quanto pelo paciente.Este procedimento, promove sintonia  entre ambos, fundamental no aprofundamento do processo terapêutico.A massagem atua sobre toda a musculatura do corpo, vértebras, articulações, e membros.Tem efeitos sobre as células nervosas,eliminando sintomas de stress e tensão, que logo desaparecem; atua também na eliminação de toxinas presentes no corpo, na  ativação da circulação sanguínea, irrigando os tecidos com sangue rico em oxigênio, diminui a fadiga muscular, elimina células mortas de forma natural, aumenta a produção de glóbulos brancos, aumentando, com isso a imunidade,melhora a qualidade do sono, aumenta a tonificação muscular.As manobras utilizadas na massagem, levam a uma maior flexibilidade do corpo, melhorando os movimentos articulares e permitindo a livre circulação da energia vital. Alongamentos, deslizamentos, fricções, percussões, trações, torções e amassamentos, são sempre feitos com óleos medicinais.
Para o Ayurveda, o acúmulo de toxinas (amas) no corpo, é o que provoca o desequilíbrio dos “doshas”,e, consequentemente, a causa primária de todas as doenças.Entendamos o conceito de toxinas, como o acúmulo de tudo aquilo que não conseguimos digerir bem na época em que ocorre.Se resistimos a lidar com algo doloroso que estamos enfrentando, acumulamos a dor não digerida em nossas mentes e em nossos corpos, onde ela começa a acabar com nossa vitalidade,logo, Amas, (toxinas), precisam ser digeridas nos níveis físico, mental e emocional.
Na massoterapia Ayurvédica, os nódulos criados a partir de experiências reprimidas no corpo,(sejam elas de medo, dor, frustrações ansiedade, raiva prazer, etc.),são dissolvidos, proporcionando um processo de autoconhecimento e amor próprio. .Isto acontece, porque ,durante a massagem, há a eliminação dessas memórias corporais, sem que precisemos julgar ou analisar o que está sendo trabalhado.
Após uma sessão, saimos leves e revigorados,com uma sensação de plenitude, harmonia, paz, equilíbrio e muita energia e disposição.



   Explicações sobre chacras:








Shirodhara



A palavra ShiroDhara significa em sânscrito, Shiro = Cabeça e Dhara = Fluxo. Shirodhara é um fluxo de óleo morno que fica vertendo sobre a testa, logo acima das sobrancelhas, sobre a região do Ajna Chakra e do ponto marma Sthapani. É uma das mais divinas e relaxantes terapias que se possa experimentar. Após essa terapia o paciente irradia frescor na pele, saúde, vitalidade e profundo bem estar, demonstrando sorriso de serenidade.
Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, produzindo um relaxamento profundo induzindo a uma espécie de meditação. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através do shirodhara. Segundo o ayurveda, não adianta cuidar do cérebro separadamente do cerebelo, do hipotálamo ou do centro motor. É necessário que se nutra o prana, pois assim a pessoa poderá alcançar um harmonioso estado de bem estar.

Vários problemas podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido,
depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica




Método é indicado para:

Vata - Todas as doenças da cabeça e órgãos dos sentidos, perda de cabelo, perda de audição, fadiga e exaustão mental, língua acinzentada, insônia, dores de cabeça, secura da face e do couro cabeludo, constipação.

Pitta - Sensação de queimação na cabeça e no corpo, faringite, conjuntivite, excesso de suor, perda da visão, doenças no sangue, hemorragias, icterícia, herpes, língua amarelada, urina e fezes amareladas ou esverdeadas.

Kapha - Excesso de
sono, peso no corpo, indigestão, muco em excesso, obesidade, digestão fraca, língua esbranquiçada, fezes e urina branca, perda de apetite, repulsa por comida.  

Benefícios: reorganiza as sinapses nervosas,equilibrando assim todo o sistema nervoso.atua profundamente nos estados de stress, insônia, depressão, pânico ,fobias e todos os desequilíbrios ligados ao sistema nervoso central,produz ondas circulares que acalmam o cérebro e favorece a meditação.